skip to Main Content
Fala conosco: Whatsapp (34)99156-7053
1º Pedal Noturno Do Bem 14

Udiciclo manifesta-se contra decisão do Contran de multar ciclistas e pedestres

NOTA À IMPRENSA E AO PÚBLICO EM GERAL

A Associação dos Ciclistas Urbanos de Uberlândia – Udiciclo, fundada em 05 de outubro de 2015,  vêm se posicionar absolutamente contrária à Resolução 706/2017 do Contran, que padroniza a aplicação de autos de infrações a pedestres e ciclistas que cometerem infrações previstas nos já incorretos e criticados artigos 254 e 255 do Código de Trânsito Brasileiro.

Acreditamos multas são ferramentas importantes para promover o respeito à sinalização e à regulamentação de trânsito, o que é necessário para garantir a segurança de todas as cidadãs e cidadãos. Para tanto, é essencial que a sinalização esteja adequada às necessidades mínimas do trânsito de veículos e pessoas, além de suficientemente clara para sua correta interpretação por quem as vê, sejam estes condutores, seja quem faz uso dos modos ativos de deslocamento – também conhecidos como não-motorizados.

O espaço de circulação de Uberlândia no entanto, priorizou historicamente a fluidez de veículos motorizados individuais. A largura das ruas, a configuração dos cruzamentos, até os tempos dos semáforos foram planejados a partir da lógica desses veículos. Tal lógica se reflete recorrentemente na redução de calçadas, na falta ou na localização inadequada de faixas de pedestres, na construção de vias de trânsito rápido dentro do perímetro urbano e no precária infraestrutura cicloviária existente, onde temos 96 km de ciclovias e ciclofaixas sem conexões e sinalização adequadas.

Com isso, as pessoas que se deslocam a pé ou de bicicleta são colocadas constantemente em situações de insegurança ao transitarem pelas ruas de Uberlândia.

Por outro lado, quando um motorista viola ou ignora uma sinalização, ele está infringindo uma sinalização e infraestrutura construída especificamente para ele.

 

Pedestres e ciclistas são os atores mais vulneráveis do sistema de circulação e, seguindo esta premissa, a Política Nacional de Mobilidade Urbana expressa em seu artigo 6º que devem ter prioridade no trânsito. Para retirá-los de situações de insegurança, que contribuem para elevar o índice de mortes ligadas ao trânsito brasileiro, é necessário criar infraestrutura de forma sistêmica e em rede, respeitando a lógica do deslocamento dos usuários mais vulneráveis do sistema, permitindo a circulação destes na cidade com liberdade e segurança.

Dados da Contagem volumétrica classificada de ciclistas feita em 2016 pela Secretária de Trânsito e Transportes, coordenada por Frank Barroso, geógrafo e cocloativista, revelou que 30258 pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte em Uberlândia, enfrentando os riscos e perigos provocados por motoristas que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro.

Portanto, a aplicação de multas a pedestres e ciclistas não se apresenta como uma solução efetiva para resolver os problemas de mobilidade urbana e da convivência nas ruas. Para tal o espaço urbano precisa ser readequado, repensado, redesenhado através de intervenções físicas, de modo a promover uma maior equidade e justiça sócio-espacial. O comportamento das pessoas está diretamente ligado às condições do espaço que lhes é oferecido.

Frente à precariedade que se constata em Uberlândia e em todas as cidades brasileiras, não é justo não é justo cobrar que pedestres e ciclistas se adequem e utilizem infraestruturas que não respeitam suas necessidades e suas lógicas de deslocamento.

Enquanto se discute penalizar os elementos mais frágeis do sistema de mobilidade, os motoristas desrespeitam as faixas de pedestres. Só obedecem onde tem radar. A Prefeitura de Uberlândia continuam sem garantir segurança aso ciclistas, tendo em vista que não multa os motoristas que desrespeitam 1,5 metro de distância do ciclistas e nem aqueles (que são mais de 50%) que fazem convergem à direita, ultrapassando o ciclista de forma perigosa.

Entendemos que tal decisão do Contran é injusta e aumentará a desigualdade entre os atores do trânsito, além de desestimular o pedalar e o caminhar como desejáveis modos de deslocamento urbano, sendo antagônica à Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Uberlândia-MG, 29 de outubro de 2017

ASSOCIAÇÃO DOS CICLISTAS DE UBERLÂNDIA – UDICICLO

UDICICLO

Associação dos Ciclistas de Uberlândia, lutando pelo espaço do ciclista na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top